Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares é uma organização de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que se rege por critérios democráticos, independente do Estado, da Administração Pública e de organizações profissionais ou confessionais. Fundada a 26 de maio de 2003 por um grupo de nove empresas, a APOGEN é constituída por empresas da indústria farmacêutica presentes no mercado português e dedicadas à produção e/ou comercialização de medicamentos genéricos e biossimilares.
A APOGEN tem estado envolvida na criação de um diálogo com diferentes parceiros institucionais e com a comunidade da saúde, nomeadamente a tutela e os decisores políticos, de modo a fornecer informações e soluções conjuntas e globais capazes de promover um mercado farmacêutico mais competitivo, aumentando a acessibilidade dos cidadãos portugueses a medicamentos de elevada qualidade, segurança e eficácia, promovendo mais e melhores cuidados de saúde aos utentes, contribuindo para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.
A APOGEN tem como missão divulgar os conceitos de medicamento genérico e medicamento biossimilar, contribuindo activamente para o desenvolvimento deste segmento de mercado em Portugal, tornando os medicamentos mais acessíveis, num sistema de saúde sustentável, permitindo a libertação de verbas para mais cuidados de saúde e novas tecnologias de saúde.
No cumprimento da nossa missão somos suportados pelos nossos valores: Ética e Integridade, Qualidade, Colaboração, Equidade e Sustentabilidade.
A principal actividade da APOGEN é monitorizar, estudar e analisar todos os aspectos científicos, legais, técnicos e económicos que tenham impacto na actividade comum dos seus Associados. Enquanto entidade constituída por vários associados, a APOGEN procura informar os seus membros de todos os actos que visem o aumento da qualidade dos seus produtos e/ou processos. Neste sentido, desenvolve esforços perante os organismos oficiais competentes para melhorar a produção, comercialização, distribuição e venda de medicamentos genéricos e medicamentos biossimilares, ao mesmo tempo que representa as empresas associadas perante a opinião pública.
O desígnio dos Medicamentos Genéricos e dos Medicamentos Biossimilares é incontornável no direito à proteção da saúde, nos termos consagrados no artigo 64.º da Constituição. Estas tecnologias de saúde ao promoverem um acesso mais equitativo ao medicamento fazem parte da solução: o valor gerado pela sua adoção permite alocar recursos para o financiamento de mais cuidados e novas tecnologias de saúde contribuindo assim para a qualidade de vida dos cidadãos e para a sustentabilidade do SNS.
A interação entre Medicamentos inovadores e Medicamentos Genéricos ou Medicamentos Biossimilares é um círculo virtuoso da sustentabilidade dos sistemas de saúde
O medicamento inovador de hoje é o MG ou o biossimilar de amanhã, que vai estimuar mais I&D na indústria farmacêutica e gerar poupanças para os sistemas de saúde investirem em novos medicamentos inovadores.
Maiores produtores de medicamentos genéricos entre os associados da APOGEN (*)
Postos de trabalho gerados pelas empresas do setor (*)
(*) Dados Apogen